![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6lmV7wu7nfRMhVP5vyEJ7dZjGqO-s-om1S-FjOYBSqJPMRu3eyZUzQhMXWE2gcNVsOFmum17a06lZ_vOq1jD8-vUV9o6BZsus0LokXv8-Hd-gOO-vegSHbgBKiG6XfHAAh32xSEXfpNM/s320/O+EXORCISTA.jpg)
Considerado por muitos o melhor filmes de terror de todos os tempos, confira curiosidades do filme produzido em 1973:
1º- O filme é inspirado em fatos reais: baseado em livro homônimo de sua autoria. O filme aborda a possessão demoníaca de uma garota de 12 anos pelo demônio Pazuzu. O livro de Blatty teve inspiração em um exorcismo de um garoto de 14 anos de idade documentado em 1949.
2º- Em busca de maior realismo o diretor do filme andava armado, e em algumas cenas ele atirava para o alto para assustar de verdade os atores.
3º- Era comum colocar música em alto volume no set.
4º- Friedkin provocou uma séria lesão na coluna da atriz Ellen Burstyn, que faz a mãe da menina Regan. Em uma cena em que Ellen deveria ser arremessada contra a parede e arrastada, o diretor fez a atriz usar um colete atado em uma corda, que a puxava para trás com enorme força — ele pediu ao câmera para registrar a cena antes sem a atriz ser avisada do baque, com o fim de captar um susto genuíno dela.
5º- Friedkin também esbofeteou diante da câmera William O'Malley, um religioso de verdade que interpretou o padre Karris, para captar nele uma expressão de tensão mais genuína.
6º- Análises psicológicas do filme veem O Exorcista como representação extrema do "inferno da puberdade" e das transformações fisiológicas provocadas no corpo feminino às portas da adolescência.
7º- Proibido em algumas cidades da Inglaterra, o filme originou a curiosa "Excursão Exorcista", que levava o público de ônibus a cidades que o exibiam.
8º- Durante as filmagens de O Exorcista, nove pessoas ligadas direta ou indiretamente à produção morreram. Os atores Jack MacGowran e Vasiliki Maliaros morreram antes do lançamento do filme.
9º- Friedkin, por garantia e também pela publicidade, pedia para um padre benzer o set com regularidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário